Banner

Programação

08h
Gincana de Programação
A GINCANA DE PROGRAMAÇÃO é uma competição idealizada com o objetivo de estimular o raciocínio lógico e habilidades dos discentes, no desenvolvimento de soluções computáveis as questões problemas que serão submetidos. Maiores informações no menu GINCANA.
Outros
08h 30min
Credenciamento
Local: Pátio do IFF campus Campos Centro (próximo ao micródromo)
Outros
09h
MC.01 - Ruby on Rails Básico
Icaro Ang Siqueira

Local: Laboratório 08 (bloco E).

O minicurso apresentará como criar uma aplicação com Rails 5, demonstrando suas caracteristicas básicas, utilizando os conceitos de MVC e Object Relational Mapping disponibilizados pelo Framework. Além disso, no minicurso será utilizada a gem Devise para realizar autenticação de usuário no sistema.

 

Minicurso
MC.02 - Data Science: do Zero a Machine Learning
Tarsis Azevedo

Local: Laboratório 10 (bloco E).

O minicurso apresentará como extrair informações de dados desconhecidos, aplicando metodos estatísticos e machine learning para gerar insights e prever comportamentos.

A Linguagem de Programação utilizada será Python e sua stack científica para chegar ao objetivo do minicurso. É necessário conhecimento de programação, mas não é preciso saber Python.
 
MATERIAL DO MINICURSO ENVIADO PELO MINISTRANTE
Minicurso
14h
MC.03 - Manutenção de Microcomputadores
Etelvira Leite

Local: Laboratório 14 (bloco E).

O minicurso Manutenção de Microcomputadores oferece ao aluno noções essenciais dos procedimentos técnicos da manutenção para a realização de pequenos reparos e limpeza em microcomputadores, assim como suas principais funcionalidades.

 

Minicurso
MC.03 [LISTA ESPERA] Manutenção de Microcomputadores
Etelvira Leite

ATENÇÃO: Esta inscrição é para a LISTA DE ESPERA para o minicurso MC.03 Manutenção de Microcomputadores. Caso haja desistências, entraremos em contato por e-mail até o dia 05/novembro. Esta inscrição não garante vaga no minicurso.

Minicurso
MC.05 - Segurança em Redes
André Cunha e Ronaldo Amaral

Local: Laboratório 09 (bloco E).

Este minicurso irá oferecer uma abordagem sobre as tecnologias de Firewall de redes e de aplicação. Será realizada uma prática com a implementação de um Firewall utilizando a ferramenta Netfilter/iptables e uma visão geral da solução de Firewall pfSense.

Minicurso
MC.04 - Aplicação de Realidade Aumentada Personalizada pelo Professor em Material Didático
Larissa Cristina Cruz Brum e Pedro Ferreira

Local: Laboratório 08 (bloco E).

Aplicação da Realidade Aumentada (RA) em material didático de língua estrangeira na sala de aula, através de lógica de programação e da criação de Objetos de Aprendizagem virtuais em um ambiente virtual, utilizando o aplicativo Aurasma para dispositivos móveis, como uma ferramenta de interatividade, imersão e motivação para a prática pedagógica.

REQUISITO: Instalação do aplicativo AURASMA em algum dispositivo móvel (celular ou tablet), para este minicurso.

Minicurso
PALESTRA: Existe um Empreendedor em Você!
Junielly Maia

Local: Sala 02 (Bloco E)

A palestra auxiliará no reconhecimento do perfil empreendedor dos participantes em vários contextos de atuação, buscando difundir a cultura empreendedora. Além disso, será apresentado um pouco sobre a área de atuação e perfil institucional da TEC Campos. Para esta Palestra é necessário fazer inscrição através do menu ATIVIDADES, por conta do espaço físico limitado.

Palestra
18h
Abertura Oficial do Evento (Local: Auditório Cristina Bastos)
Cerimônia de Abertura Oficial do CITI 2017
Outros
18h 30min
Palestra - Tema: Docker / Palestrante: Vinicius Barcelos
LOCAL: Auditório Cristina Bastos. RESUMO: O Docker é atualmente a principal tecnologia de manipulação de containers do mercado. O uso de containers nos servidores tem revolucionado os ambientes profissionais, pois permite que as aplicações possam ser executadas em um ambiente isolado e seguro, sem interferir ou sofrer interferência de outras aplicações. Lembra aquela frase: “Mas na minha máquina funciona”? Pois bem, o uso de container veio para acabar com essa desculpa no ambiente de TI, pois promove a padronização entre o ambiente de desenvolvimento e o ambiente produtivo no qual o software será executado, além da facilitar a replicação de um ambiente para dezenas/centenas de desenvolvedores. Nesta palestra será abordado o funcionamento dos containers, demonstrando as principais vantagens em relação a virtualização tradicional de servidores.
Outros
19h 30min
Palestra - Tema: BigData / Palestrante: Tarsis Azevedo
LOCAL: Auditório Cristina Bastos. RESUMO: Baseado no case na Globo.com, serão apresentadas ferramentas utilizadas no dia a dia da empresa e como a cultura da mesma é mudada para ser cada vez mais Data Driven. SLIDES DA PALESTRA: https://goo.gl/9uaKbg
Outros
08h
Gincana de Programação
A GINCANA DE PROGRAMAÇÃO é uma competição idealizada com o objetivo de estimular o raciocínio lógico e habilidades dos discentes, no desenvolvimento de soluções computáveis as questões problemas que serão submetidos. Maiores informações no menu GINCANA.
Outros
09h
MC.07 - Introdução a Linguagem de Programação Python
Fernando Carvalho e Fábio Duncan

Local: Laboratório 10 (bloco E).

O objetivo deste minicurso é abordar os conceitos iniciais da Linguagem Python, incluindo seus tipos primitivos, comandos de entrada e saída, estruturas básicas de seleção, repetição e funções.

Minicurso
MC.06 - Gerenciamento de plugins no framework Redmine
Leonardo Barroso

Local: Laboratório 08 (bloco E).

Redmine é uma ferramenta de gerência de projetos open source utilizada por empresas e organizações no mundo todo para realizar funções de gerenciamento de projetos e pessoas. O framework, que já possui características que visam flexibilidade, ainda prevê os casos em que seja desejável a adição de funcionalidades específicas, customizadas para cada organização. Para tal, o Redmine permite que sejam implementadas sob a forma de plugins configuráveis.
 
O minicurso abordará o funcionamento do Redmine e a criação de um plugin explorando as possibilidades de extensão que a ferramenta oferece.
 
PRÉ-REQUISITO: Rails Básico (para escrever testes em Ruby e no framework web Rails)
Minicurso
10h
Exposição Mundo em 3D
LOCAL: Laboratório 03 (bloco E) A Exposição é uma iniciativa dos Bolsistas do IFF campus Itaperuna, onde serão expostos hologramas com imagens projetadas por tablets e uso de óculos 3D, feito de material reciclado, para assistir vídeos a partir do celular. A Exposição ocorrerá no dia 09/11 das 10h às 16h, no Laboratório de Informática.
Outros
14h
MC.10 - Docker
Vinicius Barcelos

Local: Laboratório 10 (bloco E).

O Docker é atualmente a principal tecnologia de manipulação de containers do mercado. O uso de containers nos servidores tem revolucionado os ambientes profissionais, pois permite que as aplicações possam ser executadas em um ambiente isolado e seguro, sem interferir ou sofrer interferência de outras aplicações. Lembra aquela frase: “Mas na minha máquina funciona”? Pois bem, o uso de container veio para acabar com essa desculpa no ambiente de TI, pois promove a padronização entre o ambiente de desenvolvimento e o ambiente produtivo no qual o software será executado, além da facilitar a replicação de um ambiente para dezenas/centenas de desenvolvedores. Neste minicurso você aprenderá a criar e manipular containers com o Docker através de vários exercícios práticos.

Pré-requisitos:

- Ter assistido a palestra sobre Docker que consta na programação do evento.

-  Script de Instalação do DOCKER em notebooks ou máquinas com Linux Mint 18 (aqui).

Minicurso
MC.08 - Arduíno Básico
David Vasconcelos

Local: Laboratório 13 (bloco E).

Este será um curso prático de Arduino para iniciantes. Serão abordados conceitos básicos de eletrônica, programação e uso de interfaces digitais e analógicas da plataforma Arduino.

Minicurso
MC.10 [LISTA ESPERA] Docker
Vinicius Barcelos

ATENÇÃO: Esta inscrição é para a LISTA DE ESPERA para o minicurso MC.10 Docker. Caso haja desistências, entraremos em contato por e-mail até o dia 05/novembro. Esta inscrição não garante vaga no minicurso.

Minicurso
MC.08 [LISTA ESPERA] Arduíno Básico
David Vasconcelos

ATENÇÃO: Esta inscrição é para a LISTA DE ESPERA para o minicurso MC.08 Arduíno Básico. Caso haja desistências, entraremos em contato por e-mail até o dia 05/novembro. Esta inscrição não garante vaga no minicurso.

Minicurso
MC.11 - Certificação Android
Jhonys Camacho

Local: Laboratório 09 (bloco E).

Este minicurso apresenta conteúdos alinhados com os conhecimentos necessários para Certificação Android. Serão abordados os seguintes conteúdos: Ecossistema Android; Plataforma Arquitetural; Estrutura e diretórios de um app; LogCat; Android min SDK; Target Version; Build Flow; Activity; TextView; ImageView; Views; LinearLayout; RelativeLayout; Padding; Margin; Eventos; Resources; Documentação de Apoio.
Minicurso
MC.09 - Aplicação de Padrões de Projeto
Mark Douglas

Local: Laboratório 08 (bloco E).

Fazer software sob o paradigma de Orientação a Objetos (OO), para pôr em produção durante longos períodos de tempo é sabidamente ser uma tarefa intrinsecamente difícil. Fazer software OO manutenível e reutilizável, em consonância com os princípios do paradigma, é ainda mais difícil. Portanto, aplicar adequadamente soluções consagradas de design OO, conhecidas como “Padrões de Projeto”, para problemas recorrentes, é fundamental para que consigamos fazer software OO de qualidade. Este minicurso contempla, por meio de um pequeno estudo de caso realista, a transformação de um modelo de classes de Análise OO para um modelo de classes de Design OO com padrões de projeto, finalizando com uma possível implementação (idioma) em Java.

REQUISITOS: IDE Eclipse com Java (jdk, na versão 7 ou superior).

Minicurso
18h
Palestra - Tema: Gestão de TI nas Empresas Públicas / Palestrante: Diogo Mesquita
LOCAL: Auditório Cristina Bastos. RESUMO: Conheça como funciona o mercado de TI na esfera pública. Apresentação de metodologias utilizadas para o alinhamento da TI com o negócio no setor público, em especial na Defensoria Pública do Rio de Janeiro. Principais diretrizes do mapa estratégico da TI, apurando as prioridades do gestor administrativo. Aspectos de governança, contratação e controle e suas respectivas métricas de auditoria, com exemplos de casos reais utilizados da DPRJ.
Outros
19h 30min
Palestra - Tema: Segurança das Coisas com Internet / Palestrante: William da Silva Vianna
LOCAL: Auditório Cristina Bastos. RESUMO: A utilização da Internet das Coisas (IoT) é um campo que vem crescendo e grandes empresas têm investido neste futuro. Entretanto, superfície de contato para as ameaças está cada vez maior. Técnicas de ataque conhecidas, que até então eram empregadas apenas em computadores com sistema operacional, estão sendo aprimoradas e utilizadas em dispositivos microcontroladores (IoT). Novos vetores de ataque, que até então eram desconhecidos, surgem associados com as tecnologias desenvolvidas para IoT. A palestra “Segurança das Coisas com Internet” apresenta uma introdução a situação da cybersegurança ao redor do mundo (ameaças e vetores de ataques). A palestra foca na reflexão do uso das diferentes técnicas de ataque aos dispositivos conectados na Internet (IoT).
Outros
08h
Gincana de Programação
A GINCANA DE PROGRAMAÇÃO é uma competição idealizada com o objetivo de estimular o raciocínio lógico e habilidades dos discentes, no desenvolvimento de soluções computáveis as questões problemas que serão submetidos. Maiores informações no menu GINCANA.
Outros
09h
MC.13 - TDD (Test Driven Development)
Leonardo Barroso

Local: Laboratório 08 (bloco E).

"Ninguém pode garantir que seu software funcione a não ser com testes."
Técnica recriada por Kent Beck em 2003, TDD (Test Driven Development) possui características que permitem obter resultados positivos no desenvolvimento de software. Para citar algumas, temos: minimizar receios do desenvolvedor ao escrever código, simplificar o design da aplicação, reduzir custos com defeitos de implementação e detectar impacto de mudanças durante as manutenções preventiva e evolutiva.
Durante o minicurso, o participante será apresentado à técnica começando pela história do TDD, passando por alguns tipos de testes, frameworks, e concluindo com exemplos de boas práticas em testes para reprodução em laboratório.
Minicurso
MC.14 - Segurança em Rede Wifi
Luis Gustavo Sales de Souza França e Tiago Gomes da Silva Ribeiro

Local: Laboratório 09 (bloco E).

Com a popularização das redes sem fio,  aumentou a quantidade de usuários vítimas de invasões de hackers que tiveram suas conexões ou até mesmo dados importantes acessados e/ou roubados. Uma das maneiras de evitar esses ataques é investindo em segurança. Nesta oficina iremos configurar um servidor de autenticação utilizando FreeRadius.

Minicurso
MC.12 [LISTA ESPERA] Git para Iniciantes
Isadora Vasconcellos

ATENÇÃO: Esta inscrição é para a LISTA DE ESPERA para o minicurso MC.12 Git para Iniciantes. Caso haja desistências, entraremos em contato por e-mail até o dia 05/novembro. Esta inscrição não garante vaga no minicurso.

Minicurso
MC.12 - Git para Iniciantes
Isadora Vasconcellos

Local: Laboratório 10 (bloco E).

O minicurso tem como objetivo apresentar a ferramenta de controle de versão Git e a plataforma GitHub. Desta forma, o mesmo abordará o que é e quais as vantagens de utilizar o Git, como versionar o código de um sistema, principais comandos, conceitos e funcionamento de branch e merge, além da realização de exercícios práticos.

REQUISITO: sistema operacional Linux (Ubuntu ou Debian) com o GITHUB instalado.

Minicurso
14h
Sessões Técnicas (Local: Laboratórios de Informática)
Apresentação de Artigos
Outros
17h
DESAFIO CITI (Local: Auditório Cristina Bastos)
Apresentação e avaliação do Desafio CITI.
Outros
18h
Mesa Redonda - Temática: Como construir a formação de um Profissional de TI? (Local: Auditório Cristina Bastos)
Ana Maria Moura (Petrobras), André Luís Maravilha Franco da Silva (Serpro), Bruno Netto Barbosa Paixão (Barcelos & Cia), Max Salles (Algorich), Renata Mesquita (Mediadora).
Outros
Mesa Redonda - Temática: Tecnologias Digitais na Educação: tendências e desafios (Local: Auditório Reginaldo Rangel)
Jefferson Manhães de Azevedo (Reitor do IFFluminense), Larissa Cristina Cruz Brum (Professora do IFFluminense e Doutoranda em Cognição e Linguagem/UENF), Michelle Maria Freitas Neto (Diretora Geral - campus Itaperuna), Arilise Moraes de Almeida Lopes (Mediadora)
Outros
20h
Premiações e Encerramento
Premiação dos Artigos e do DESAFIO CITI (Local: Auditório Cristina Bastos)
Outros