Banner

Mesa Redonda

PARTICIPANTES DAS MESAS REDONDAS


MESA REDONDA - INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO

Temática: Tecnologias Digitais na Educação: tendências e desafios

(DATA: 10/11/2017 às 18h - Local: Auditório Reginaldo Rangel)  

RESUMO: As tecnologias digitais (TD) podem contribuir para o processo de ensino e aprendizagem, uma vez que facilitam pesquisas, possibilitam investigações e experimentações, colaboram para propostas pedagógicas envolvendo metodologias ativas, entre outras ações. Nesse sentido, novas ferramentas tecnológicas e abordagens diferenciadas são propostas frequentemente. Por outro lado, na prática, os desafios da utilização pedagógica das TD ainda são muitos. Nessa perspectiva, a mesa redonda visa discutir tendências atuais relacionadas ao uso pedagógico de TD, mas também refletir sobre desafios envolvidos no uso dessas tecnologias no cotidiano da educação formal. Espera-se, de modo geral, compartilhar conhecimentos e experiências e contribuir para reflexões sobre o tema abordado.

INTEGRANTES
  • Arilise Moraes de Almeida Lopes: professora titular do IFFluminense na área de Matemática. Possui Doutorado em Informática na Educação (UFRGS) e Mestrado em Tecnologias Educacionais nas Ciências da Saúde (UFRJ). É Coordenadora de EaD do polo campus Campos Centro do IFFluminense. Pesquisadora do NIE (Núcleo de Informática na Educação) e coordenadora e pesquisadora do Núcleo de Tecnologias Educacionais e Educação a Distância (NTEAD), tendo como linhas de pesquisa: (i) Tecnologias Educacionais e (ii) Ambientes Educacionais e Educação a Distância.
  • Jefferson Manhães de Azevedo: professor titular e Reitor do Instituto Federal Fluminense. Possui Doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação (COPPE/UFRJ) e Mestrado em Informática (UFRJ). Há 22 anos exerce a docência nos níveis da Educação Básica Profissional, Graduação e Pós-Graduação. Como gestor educacional, entre diversas outras atividades, foi eleito, em março de 2010, primeiro Diretor Geral do campus Campos Centro do IFFluminense e reeleito em 2011 para um mandato de 4 anos. Em 2015, assumiu a presidência do Fórum Interinstitucional de Dirigentes de Ensino Superior de Campos dos Goytacazes (FIDESC). Em dezembro de 2016, assumiu a coordenação do Centro UNEVOC/UNESCO do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF) e, em maio de 2017, assumiu a função de Coordenador da Câmara de Internacionalização do CONIF. Pesquisador do NIE (Núcleo de Informática na Educação), tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Redes de Computadores e Estudos de Ciência, Tecnologia e Sociedade, atuando, principalmente, nos seguintes temas: inclusão digital, políticas públicas de informática, governança eletrônica, redes de computadores, programação de computadores e tecnologias aplicadas ao ensino e a aprendizagem.
  • Larissa Cristina Cruz Brum: professora do IFFluminense campus Campos Centro, na área de Inglês. Possui mestrado em Cognição e Linguagem - UENF. Doutoranda em Cognição e Linguagem – UENF. Cursou período de doutorado sanduíche na Georgia Tech – EUA, com foco da pesquisa em realidade aumentada aplicada ao ensino e aprendizagem. Pesquisadora dos grupos NIE (Núcleo de Informática na Educação - IFFluminense) e GETIC (Grupo de Estudos em Tecnologia da Informação, CIBER-redes – UENF).
  • Michelle Maria Freitas NetoDiretora Geral do campus Itaperuna do IFFluminense. Mestre em Engenharia de Produção (UENF) e graduada em Ciência da Computação (UFF). Professora da área de Informática do IFFluminense campus Itaperuna desde sua implantação, em 2008, foi coordenadora de curso e diretora de Apoio ao Ensino, antes de ser eleita diretora geral, em 2012, e reeleita, em dezembro de 2015, para mais quatro anos à frente da gestão. Atualmente, além de ocupar o cargo de diretora geral, também ministra aulas no curso Bacharelado de Sistemas de Informação e coordena o projeto de extensão "Include - Inclusão digital para todas as idades".

MESA REDONDA - INFORMÁTICA APLICADA

Temática: Como construir a formação de um Profissional de TI?

(DATA: 10/11/2017 às 18h - Local: Auditório Cristina Bastos)

RESUMO: A vida universitária pode ser assustadora, porém o maior medo de todo aluno é pós-faculdade. Perguntas surgem, mas como responde-las? Qual área seguir? Como está o mercado de trabalho da área? Será que as empresas vão me contratar? Será que estou preparado? Motivados por esses questionamentos, a mesa redonda busca unir profissionais de diferentes áreas de TI e afins para refletir sobre os desafios, trajetória profissional e o que as empresas esperam dos universitários.

INTEGRANTES
  • Ana Maria da Mota Moura: Doutoranda em informática pela PUC Rio, Mestre em Engenharia de Sistemas e Computação pela COPPE/UFRJ (2009), Graduada em Ciência da Computação pela UCAM-Campos (2005) e Graduada em Tecnologia em Informática pelo IFF (2004). Formou-se também no curso de Pós Graduação Lato Sensu em desenvolvimento de software orientado a objetos pelo IFF (2007) e possui complementação pedagógica com ênfase em pedagogia. Profissionalmente atua, há mais de dez anos, como analista de sistemas na Petrobras e como professora na área de sistemas de informação em cursos de nível superior, técnico e profissionalizante.
  • André Luís Maravilha Franco da SilvaPós-graduado em Criptografia e Segurança pela UFF em parceria com EB e graduado em Ciência da Computação pela UCAM-Campos. Profissional na área de TI há quinze anos. Trabalhou por seis anos prestando serviço para Petrobras (em banco de dados e sistemas da área de Exploração e Produção) e como professor em cursos de nível técnico e profissionalizante. Atualmente, trabalha no Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO), onde atua na administração de bases de dados do Governo, desenvolve projetos de Ciência de Dados, incluindo a pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias em banco de dados. No momento, também cursa especialização em Big Data e Data Science.

  • Bruno PaixãoProfissional certificado CISCO e Microsoft com mais de 10 anos de experiência em Tecnologia da Informação. Graduado em Desenvolvimento de Software pelo IFF Campos, especialista em Redes pela FABERJ e MBA em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas. Atua como Coordenador de TI do Grupo Barcelos & Cia e também exerce consultoria independente em TI e Projetos pela empresa IT4L.

  • Max Salles: Formado em Ciência da Computação pela UENF, atua como Gerente de Projetos na Algorich, empresa de desenvolvimento de software da qual também é sócio.